As 8 razões indiscutíveis de porque a Energia Solar vale a pena


As 8 razões indiscutíveis de porque a Energia Solar vale a pena

As 8 razões indiscutíveis de porque a Energia Solar vale a pena

1 – Rápido Retorno do Investimento (ROI)

Instalar um sistema de energia solar, diferente da aquisição de uma TV nova ou até mesmo da compra de um carro, é um investimento pois, desde que o sistema começa a gerar energia, você passa a obter um retorno do dinheiro gasto, que é a economia na fatura energia.

Vários fatores são estudados quando se calcula o retorno do investimento sobre o sistema fotovoltaico (também conhecido como payback), como a tarifa da distribuidora, a inflação energética e até mesmo o tamanho do sistema.

No entanto, o payback médio de um sistema de energia solar comercial ou residencial, hoje, é de 3 a 6 anos, algo extremamente atraente quando levamos em consideração a vida útil do sistema.

2 – Longa Vida Útil da Tecnologia

Embora sejam instaladas sobre os telhados e fiquem expostos todos os dias sobre o sol e chuva, os módulos fotovoltaicos, também chamados de placas solares, possuem uma vida útil acima de 25 anos.

Além disso, a maiorias dos fabricantes garantem, até esse prazo, uma eficiência de no mínimo 80% em relação a original, ou seja, um módulo, até o 25º ano de vida, irá gerar pelo menos 80% da quantidade de energia que gerava no começo.

O inversor, que é o outro grande equipamento do sistema, possui vida útil de no mínimo 15 anos, podendo esta ser maior se o sistema receber as manutenções recomendadas.

3 – Baixa Manutenção

Comparando novamente com a aquisição de um carro, que exige uma manutenção periódica, os sistemas fotovoltaicos, embora estejam lá, funcionando e gerando energia diariamente durante as horas de sol, necessitam de uma manutenção muito baixa.

A principal delas, e que pode ser feita pelo próprio consumidor, é a limpeza dos módulos, mas isso só no caso deles estarem muito sujo, o que não é frequente, visto que eles possuem uma película antiaderente que previne o acúmulo de sujeira.

No caso da poeira, a própria água da chuva se encarrega de levar embora, porém, em caso de poluição ou excremento de pássaros, a limpeza é simples e necessita apenas de um jato d’água e uma vassoura de cerdas macias. Fora essa manutenção de limpeza dos módulos, a manutenção elétrica do sistema é também necessária, porém com bem menos frequência, apenas uma vez ao ano, e que garantem a otimização da geração do sistema.

4 – Resistência a Intempéries

Além de pouca manutenção, o consumidor que instala um sistema pode ficar tranquilo quanto a frequentes reparos necessários.

Isso porque os sistemas, exatamente por necessitarem estar expostos sobre o céu aberto (placas) e serem elétricos, tem seus equipamentos fabricados com todas as mais resistentes proteções contra surtos.

As placas, por estarem mais vulneráveis, possuem tamanha resistência que aguentam impactos de grandes bolas de granizo, tudo para garantir que estejam funcionando durante a sua longa vida útil.

5 – Rápida Instalação

Uma instalação residencial não costuma demorar mais do que dois ou três dias, enquanto que uma instalação comercial de médio porte dura aproximadamente uma semana.

Desde o dimensionamento, projeto e instalação, o tempo médio gira em torno de no máximo trinta dias.

6 – Geração Silenciosa A geração de energia pela tecnologia solar fotovoltaica é totalmente silenciosa. Isso porque ela utiliza um processo fotoquímico, e não mecânico, para gerar energia elétrica, chamado de efeito fotovoltaico e que ocorre silenciosamente dentro de cada uma das células que compõem o módulo.

7 – Imunidade Contra a Inflação Energética

Instalar um sistema fotovoltaico, além de um investimento com rápido retorno, é ficar protegido contra a inflação energética que assombra o bolso dos brasileiros.

Devido ao fato de como está estruturado o setor elétrico do Brasil, fora os acontecimentos recentes que criaram dívidas a serem pagas por nós, consumidores, o preço da energia elétrica continuará subindo.

Mais um mês de bandeira vermelha? Pouco importa para quem gera a própria energia diretamente do seu telhado. Esse é o poder libertador que a energia solar entrega a você.

8 – Possibilidade de aquisição do Selo Solar

O Selo Solar – Categoria Geração Distribuída tem como objetivo principal reconhecer publicamente consumidores de energia que atendam aos critérios mínimos de consumo de eletricidade produzida por micro ou minigeradores fotovoltaicos (FV).

O uso do Selo Solar como marca registrada ou garantia está ligada à utilização da energia solar, o que abrange todas as tecnologias solares fotovoltaicas e outras formas de conversão de energia solar em eletricidade.

O uso do selo solar é amplamente utilizado como marketing de produtos.


#Autoconsumo #Compartilhada #Solar #economia #sustentável #fotovoltaica

Notícias em Destaque
Últimas Notícias

Mapa do Site:

Fale Conosco:

Localização:

Fone: (51) 3496 9053

(51) 9 9849 0223

E-mail: contato@aldeiasolar.com.br

 

Siga-nos nas Redes Socias:

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon