Aquecimento solar, a mistura de água ideal para o ponto de consumo


No sistema de aquecimento solar de baixa pressão, encontrar o ponto ideal da mistura de água, em especial no banho, é uma tarefa muitas vezes trabalhosa. Neste artigo, queremos apresentar algumas ideias e dicas, além de simples de implementar, poderão facilitar sua vida.

Primeiramente, é válido ter um sistema de aquecimento solar, porque ele é sustentável. Ele utiliza uma energia limpa, a do sol. Dessa forma, você contribui com a natureza e com as futuras gerações.

Em seguida, surge a economia. Lembre-se que a energia vinda do sol é gratuita e assim, você só terá custos com a montagem e manutenção do sistema solar.

Para quem utiliza o sistema de aquecimento de água por resistência elétrica, tipo chuveiro elétrico, certamente não vai entender o que estaremos falando. Por isso, é importante que nosso leitor entenda além dos prós, também os contras, antes da instalação de um sistema de aquecimento solar. Portanto, um sistema de aquecimento solar não é só maravilhas, confira!

O aquecimento solar de água, não raras vezes gera situações indesejáveis e de certa forma frustrantes. Encontrar o ponto certo, com a temperatura desejada pela mistura de água muitas vezes é uma operação longa e dispendiosa, em função da dificuldade encontrada.

PRINCIPAIS VARIÁVEIS QUE INTERFEREM NA MISTURA DE ÁGUA:

Os motivos são muitos, mas hoje, vamos descrever os principais. Entre as principais variáveis envolvidas na mistura de água, citamos:

– Material e tipo de conexões utilizadas, aqui a junção em Y, em relação a conexão tipo T, facilita o fluxos dá água quente e fria e portanto, um melhor resultado;

– Temperatura da água, por que a utilização do sistema tubo a vácuo, facilmente atinge temperaturas impróprias elevadas para uso direto, portanto sendo necessária a mistura de água fria com quente para reduzi-la ao ponto de uso;

– Pressões relativas no ponto de consumo, aqui é importante considerar as perdas de pressão que ocorrem no circuito, tanto da água quente como fria. Caso estiverem desequilibradas, dificulta a boa mistura da água. O ideal que as pressões sejam iguais entre quente e fria;

– Sistema de pressurização. Neste quesito, uma boa solução é obtida pela utilização do pressurizador Tango Solar 14. Um sistema elétrico-eletrônico montado no fabricante que pressuriza as redes quente e fria simultaneamente. Possibilita a boa mistura de água no ponto de consumo;

– Válvula misturadora. A válvula misturadora pode ser utilizada para mistura da água, desde que instalada no ponto de consumo.

Aplica-la como solução definitiva na saída do boiler, parece não ser uma solução, porque trata-se de um dispositivo que opera por diferencial de temperatura. Ou seja, ela sofre influência direta da temperatura do ambiente em que encontra-se instalada.

CONCLUSÕES:

1 – Normalmente, a instalação sem pressurizador facilita encontrar a mistura de água ideal no ponto de consumo.

2 – O sistema de pressurizador que monitore eletronicamente a pressão nas redes quente e fria, facilita sua vida;

3 – Utilizar preferencialmente conexões em Y ou misturadores môno-comando para mistura de água nos pontos de consumo.

4 – A instalação de um sistema de aquecimento solar de Alta Pressão, normalmente não sofre destes inconvenientes;

5 – Também é importantíssimo você contratar serviços especializados, que forneçam garantia e sigam as normas técnicas, como a NR 15569:2008. Essa norma é da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e diz respeito à instalação e projeto do aquecimento solar.

Você sabe quando é preferível instalar placa plana ao invés de tubo a vácuo? Acesse este link e veja qual a aplicação de cada uma.

E não se esqueça! Sistema de aquecimento solar valoriza todo e qualquer imóvel! Então, além de deixar a água quente, ele ainda garante outro ganho para você!

Ficou com alguma dúvida? Quer alguma outra dica? Tem alguma sugestão para nossos próximos artigos? Entre em contato conosco!

Para quem reside na região de Farroupilha na serra gaúcha, pode encontrar as melhores soluções e conceitos contatando nosso parceiro Confortec, tecnologia e soluções


Notícias em Destaque
Últimas Notícias

Mapa do Site:

Fale Conosco:

Localização:

Fone: (51) 3496 9053

(51) 9 9849 0223

E-mail: contato@aldeiasolar.com.br

 

Siga-nos nas Redes Socias:

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon